Close

Cirurgia Plástica após a gravidez

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
A descoberta da gravidez, o período de gestação, e o nascimento do bebê são momentos inexplicáveis e inesquecíveis na vida de uma mulher, entretanto, além das mudanças emocionais, as mudanças físicas são evidentes: os seios ficam maiores, estrias aparecem, acúmulo de gordura no abdome e flacidez fazem parte dos tormentos das mamães de recém-nascidos.

Recorrer à cirurgia plástica depois da gravidez auxilia a mulher na recuperação do corpo de antes e na confiança em si mesma, mas, é preciso considerar estar atenta a algumas orientações antes de realizar este procedimento.


Quanto tempo esperar?

No período de gestação todo o corpo muda consideravelmente devido às mudanças hormonais, e após o nascimento, esse organismo precisa de tempo para se adaptar e voltar ao normal. É necessário o tempo desta adaptação para que o cirurgião tenha os parâmetros corretos e condições seguras para realizar a cirurgia.

Profissionais informam que de uma forma geral deve ser aguardado um tempo de 6 meses após a gravidez. Caso a mulher queira realizar cirurgia nas mamas, implante de próteses, por exemplo, o prazo deve ser superior à 6 meses, sempre respeitando o termino do período de amamentação.

Enquanto a mamãe está amamentando o corpo continua em constante mudança, devido as influências da produção dos hormônios para estimular a produção do leite materno. Devido à alteração hormonal, as cirurgias plásticas não são indicadas neste período, pois há um maior risco de ocorrência de queloides ou de problemas de coagulação.


Principais procedimentos realizados

Após respeitado o tempo para a realização da cirurgia, os procedimentos mais comumente realizados são relacionados à mamas e abdome. São exemplos de principais cirurgias plásticas após a gravidez:

  • Cirurgia de mamas: O tecido mamário pode apresentar flacidez, sendo necessária a realização de procedimento para remoção da pele flácida e gordura e colocação de prótese para estruturar o seio.

  • Lipoaspiração: As gorduras localizadas são removidas através de uma cânula fina e precisa, aspirando a gordura excedente e proporcionando a modelagem ao corpo.

  • Abdominoplastia: Neste procedimento a gordura excedente é retirada a partir de uma incisão e os músculos desta região são suturados. O tempo de recuperação pode ser de até 6 semanas após a realização deste procedimento e é necessário considerar restrições como por exemplo segurar o bebê.


Orientações gerais

Especialistas citam algumas orientações gerais para mulheres que pretendem realizar cirurgia plástica após a gravidez:

  • Curta seu bebê: aproveite essa fase de grandes descobertas, amamente adequadamente, isso ajuda inclusive à voltar ao peso ideal mais rápido.

  • Aguarde o tempo ideal: Respeitado o prazo adequado para o corpo se normalizar, você poderá realizar a cirurgia conforme definições de profissional;

  • Vida saudável: Manter hábitos saudáveis antes, durante e após a gravidez é muito importante. Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, manter a hidratação do corpo e da pele auxiliam na recuperação do corpo após a gravidez e preparo do corpo para outro procedimento;

  • Fale com seu médico: Um especialista saberá lhe informar quanto ao momento certo para realizar uma cirurgia plástica. Realize as avaliações e respeite o tempo do seu corpo para que os resultados sejam atingidos;

  • Esteja consciente: Assim como em qualquer momento, um pós-operatório exige repouso, cuidados médicos e inclui uma série de restrições. A mamãe precisa estar ciente de que podem ser necessárias limitações que influenciam nas atividades com o seu filho.


Gostou das informações sobre “Cirurgia plástica após a gravidez”? Deixe o seu comentário, sugestão ou compartilhe nosso artigo para que outras mamães esclareçam suas dúvidas também.
Dr. Alexandre Ferraz

Dr. Alexandre Ferraz

CRM/RS 27.519 | Membro Especialista pela SBCP

Quem somos

A Clínica Ferraz foi fundada em 2010 a partir do desejo do Dr. Alexandre em restaurar a autoestima dos seus pacientes, devolvendo a autoconfiança e amor próprio. Localizada em uma região privilegiada da cidade e de fácil acesso, a clínica se tornou referência em cirurgias de alta complexidade e cirurgias combinadas.

Facebook