Clínica Ferraz | Cirurgia Plástica
08 de Fevereiro

Orientações importantes para uma boa recuperação no pós-operatório.

Orientações importantes para uma boa recuperação no pós-operatório. Uma das principais dúvidas que surgem após a cirurgia plástica é quando a paciente poderá retomar suas atividades diárias normalmente. Esse período requer essencialmente muitos cuidados, independentemente do tamanho da área operada, o repouso é essencial para todos os casos.
Compartilhe

Uma das principais dúvidas que surgem após a cirurgia plástica é quando a paciente poderá retomar suas atividades diárias normalmente. Esse período requer essencialmente muitos cuidados, independentemente do tamanho da área operada, o repouso é essencial para todos os casos.

Qualquer cirurgia necessita de no mínimo duas semanas de total repouso. Nesse período é importante e essencial contar sempre com alguém por perto, para ajudar em tarefas mais simples como; tomar banho, lavar os cabelos, ajuda ao sentar, levantar ou deitar.

O período de recuperação total pode variar de acordo com cada caso e processo cirúrgico, por isso é importante você questionar o seu cirurgião sobre suas atividades físicas mais constantes do seu dia a dia como ir à academia, dirigir e se sua atividade profissional exige ou não esforço físico da área operada. Todas essas informações são de extrema importância para o seu cirurgião definir o tempo de recuperação.

Lembrando que o pós-operatório começa a partir do momento em que você sai do hospital e vai para sua casa. Por isso, nesse período é importante não exagerar na bebida alcoólica, frituras, guloseimas, exposição ao sol entre outros hábitos que devem ser evitados.

Abaixo alguns processos cirúrgicos e o período de repouso necessário e essencial para a melhor recuperação do pós-operatório:

Cirurgia de mamas: Até duas semanas sem levantar ou mexer os braços. Um mês sem dormir de lado ou com a barriga para baixo. Exercícios físicos da cintura para baixo já liberados. Já da cintura para cima só a partir do terceiro mês. Qualquer movimento que envolva os braços poderá prejudicar a recuperação cirúrgica.

Abdominoplastia ou cirurgia do abdômen: Um mês dormindo e andando com as pernas e costas os mais flexionados possíveis. Um mês sem dormir de lado ou com a barriga para baixo. Um mês sem subir e descer escadas. Academia e atividade mais pesadas, somente após o terceiro mês. Qualquer movimento brusco da área abdominal durante o período de recuperação, poderá afetar a cicatrização da área.

Cirurgia de lipoaspiração: A lipoaspiração, diferente dos demais processos cirúrgicos, exige um período menor de recuperação. Após duas semanas você já poderá realizar atividades físicas mais leves como por exemplo, dirigir. Após um mês poderá retomar a pleno as atividades físicas.

Importante: Por melhor que você possa estar sentindo-se após o processo cirúrgico, o repouso durante o período é essencial. Qualquer necessidade ou dúvida que você tiver sobre esse período, entre em contato com o seu cirurgião.